Eficácia e bem estar na recuperação
+55 (31) 3582-9983
contato@hilotherm.com.br

5° – 25°C
Hilotherm Chemo

Prevenção e Tratramento de Polineuropatia e Síndrome Mão-Pé

HILOTERAPIA® Chemo Care

A Hiloterapia, por meio do Hilotherm Chemo, é uma forma de terapia térmica que envolve a aplicação de temperatura constante, na faixa de 5 °C a 25 °C, de maneira específica, localizada e orientada. Esse procedimento permite fazer aplicações de várias horas, sem desvios de temperatura. Quando implantado profilaticamente, o tratamento pode reduzir significativamente o risco de polineuropatia e de síndrome mão-pé.

O Perigo:

Polineuropatia (CIPN) e Síndrome Mão-Pé (HFS)

A quimioterapia pode levar a complicações chamadas polineuropatia induzida por quimioterapia (CIPN) ou síndrome mão-pé (HFS). Estas surgem porque o agente quimioterapêutico penetra e danifica os capilares sanguíneos (os vasos sanguíneos mais pequenos) das mãos e dos pés.

Polyneuropathie (CIPN) / hand-foot syndrome (HFS)

A quimioterapia é o mais temido dos tratamentos disponíveis para pacientes com câncer. Há um grande medo devido aos efeitos colaterais típicos: náuseas, vômitos, possíveis infecções, perda de cabelo e, por último mas não menos importante, o desenvolvimento de danos nos nervos doloridos nas mãos e pés (polineuropatia - CIPN).  WEnquanto os pacientes recuperam rapidamente de muitos efeitos colaterais, uma vez que a quimioterapia foi concluída; no caso da CIPN (polineuropatia induzida por quimioterapia), os pacientes são frequentemente confrontados com uma complicação de longo prazo que continua por vários anos, afetando significativamente sua qualidade de vida.

CIPN é particularmente publicitado em pacientes tratados com taxano e análogos de platina. Outras drogas, como os alcalóides da vinca, 5-fluoropirimidinas (5-FU, capecitabina), ciclofosfamida, citarabina, doxorrubicina, sorafenibe e sunitinibe, podem levar as complicações a uma maior menor grau.

 

Um problema médico

  • Até 20% dos pacientes desenvolvem HFS grave e polineuropatia
     
  • Os pacientes são frequentemente forçados a adiar a terapia ou tomar uma dose reduzida (a partir de complicações de 2º grau); alguns pacientes são até forçados a interromper o tratamento completamente.
  • Reclamações que podem persistir anos após a terapia;

  • Não é incomum que os sintomas sejam irreversíveis.

Sintomas de polineuropatia /
síndrome mão-pé

A polineuropatia manifesta-se como hipersensibilidade a estímulos, dor, ardor e / ou formigueiro nas mãos e pés, perda de sensibilidade (dormência), em alguns casos com problemas associados à coordenação do movimento e equilíbrio. Os afetados mal conseguem distinguir entre quente e frio, ou essa capacidade pode até ser perdida completamente. Os principais efeitos incluem parestesia (sensação anormal na pele) e dores.

Uma forma especial da doença, a síndrome mão-pé, ocorre quando há uma reação inflamatória cutânea associada nas mãos e nos pés. As queixas são variadas: áreas doloridas da pele avermelhada, sensação de ardor (às vezes com abrasões na pele), sensibilidade excessiva à dor e em fases posteriores, até dormência.

Quando os sintomas agudos são apresentados durante a quimioterapia, os intervalos de tratamento devem ser freqüentemente ampliados, a dose reduzida e, nos casos mais graves, o tratamento deve ser interrompido completamente.

Grau 1: Formigamento, inchaço indolor ou eritema das mãos e / ou pés, ou queixas que não tenham impacto nas atividades diárias do paciente.

Grau 2: Eritema doloroso e inchaço das mãos e / ou pés e / ou queixas que afetam as atividades diárias do paciente.

Grau 3: Um peeling úmido da pele, ulceração, bolhas e dor severa nas mãos e / ou pés, e / ou sintomas graves que impossibilitam o paciente de trabalhar ou realizar as atividades da vida diária.

Como o Hilotherm Chemo, pode prevenir a
polineuropatia e a síndrome mão-pé?

Para evitar que o agente quimioterápico penetre os capilares de extremidades, tanto a circulação sanguínea quanto o metabolismo precisam ser reduzidos.

Isso é feito diminuindo a temperatura do tecido. Por exemplo, baixar a temperatura em 10 °C já reduz ataxa metabólica em 50%. Com o HilothermChemo e seus acessórios anatômicos atuando de forma localizada, a temperatura do tecido na área das mãos e pés pode ser configurado para um valor individual e ambos podem ser mantidos constantemente em baixas temperaturas.

Reduzindo o metabolismo e a circulação do sangue a um nível constante, há uma limitação da penetração dos agentes quimioterapêuticos nas extremidades e, consequentemente, da quantidade que é descarregada através das glândulas sudoríparas.

Redução da circulação nas mãos e pés durante toda a duração da quimioterapia

Usando o Dispositivo

A HILOTERAPIA® trabalha com o dispositivo HILOTHERM ChemoCare, que, juntamente com mangas especiais para as respectivas aplicações e linhas, forma um sistema de circuito fechado através do qual o meio de resfriamento flui.

Sensores sensíveis monitoram a constância da temperatura durante toda a terapia - mesmo durante várias horas.

A HILOTERAPIA® ajusta a temperatura do tecido localmente a um valor individual na área das mãos e dos pés e mantém-na constantemente fresca Esta redução do metabolismo e da circulação sanguínea a um nível constante limita principalmente a fuga de agentes quimioterapêuticos.

Com a HILOTERAPIA®, as mãos e os pés são resfriados continuamente 30 minutos antes da quimioterapia, durante e pelo menos 60 minutos após o término da quimioterapia.

Dipl.-Med. René Schubert

Especialista em ginecologia e obstetrícia / Oncologia - Prática especializada em oncologia ginecológica 09481 Scheibenberg
"Iniciar a aplicação meia hora antes da quimioterapia é uma prática experimentada e testada. O retorno do paciente sugere que a exposição consistente ao frio é mais tolerável do que o arrefecimento com luvas de gelo. O experimento até aqui tem mostrado significativamente menos efeitos colaterais (cerca de 10% de diminuição da sensibilidade) em comparação com às luvas de gelo (40% de impedimento). Sem nenhum resfriamento, a taxa de efeitos colaterais envolvendo polineuropatias sobe para cerca de 80%. A hiloterapia, quando profilaticamente aplicada, é atualmente o único método que elimina amplamente a polineuropatia e a síndrome mão-pé"

FAQ

1. Como posso usar o dispositivo? Em casa? Eu tenho que comprá-lo? Existem opções de financiamento? Posso alugar o dispositivo?

O dispositivo ChemoCare foi desenvolvido para uso em pacientes internados em hospitais e clínicas e é aplicado antes, durante e após uma sessão de tratamento quimioterápico. Hospitais / clínicas podem comprar um aparelho diretamente, com finanças ou com um contrato de locação. Basta entrar em contato com um de nossos funcionários.


2. Meu médico de tratamento não tem um dispositivo ... O que posso fazer?

Ficaríamos felizes em entrar em contato com seu médico para possibilitar o uso do dispositivo. Por favor, entre em contato com um de nossos funcionários.


3. Eu tenho que usar o HILOTERAPIA® como hospital / clínica?

HILOTERAPIA® é utilizado imediatamente antes, durante e após uma sessão de tratamento quimioterápico na respectiva clínica/hospital.

Hiloterapia ©2017